Tipo de Média - Texto

Neste trabalho, iremos publicar um artigo sobre o tipo de média Texto, onde iremos explorar vários tópicos.


A Tipografia é uma ferramenta essencial do design gráfico, e tem extrema importância na construção do seu branding.

Isso porque ela é capaz de representar, graficamente, valores e posicionamento da empresa, além de despertar sentimentos e perceções do público.

Por isso, uma tipografia mal utilizada é um grande tiro no pé, e pode levar sua estratégia de marketing por água abaixo.


O que é uma fonte tipogfráfica/tipografia?

Tipografia é, na verdade, a impressão dos tipos, sendo que tipo é a fonte, ou a letra.

Antigamente, usavam-se as letras em moldes de ferro, por exemplo, para imprimir as palavras. Com o processo, era natural que o papel acabasse com uma textura, algo como um relevo baixo, em função da batida da impressão.





Tipologia é o estudo dos tipos, uma necessidade que aumenta a cada dia, com a enorme variedade de fontes existentes – e o tanto que isso influencia na perceção e identidade de uma marca.


Apesar disso, em dia é mais comum usarmos o termo tipografia também para o estudo, já que o processo de impressão não existe mais (ou, pelo menos, não é muito utilizado).





tipo é como chamamos à fonte. Ou seja, o desenho de uma determinada fonte, que pode ser criada especialmente para uma ocasião.






Fontes bitmapped

As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeís e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.


                                      



As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspeto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.




                                                                                                                                   
                                                              
Serif

A fonte serifada é aquela que tem pequenos traços e prolongamentos nas extremidades da fonte. É o caso da Times New Roman, por exemplo:


Sans Serif

A fonte sem serifa é uma reta, que não tem os prolongamentos característicos da fonte serifada.

O exemplo mais comum é a Arial.


Uma fonte sem serifa é usada para textos curtos.




Arial é uma família tipográfica sem serifa, ou seja, um conjunto de fontes (como Arial Bold, Arial Italic, Arial Bold Italic) derivadas da fonte "padrão" Arial (ou Arial Regular). Também pode designar uma fonte específica, a Arial Regular (normalmente não se utiliza o termo "regular" para uma fonte sem negrito, itálico, condensada ou expandida).

A Arial é conhecida entre os designers gráficos pela sua semelhança com um tipo bastante famoso na história do design moderno, a Helvetica da Linotype. No entanto, são comuns as críticas à Arial que atribuem-lhe um papel de "cópia inferior da Helvetica", porém, a Arial é inspirada no desenho de uma outra fonte, a Akzidenz-Grotesk (a qual também serviu de inspiração ao desenho da Helvetica).

Esta fonte foi desenvolvida como uma fonte bitmap sem serifa por Robin Nicholas e Patricia Saunders em 1982 nos escritórios da Monotype no Reino Unido, por encomenda da IBM, a qual usava uma fonte similar, a Helvetica, adquirida à Linotype, na impressora IBM 4250.


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