Cidadania Digital

  Nesta atividade que nos foi proposta iremos realizar um texto crítico sobre a Cidadania Digital focando os seguintes tópicos relacionados com esta matéria:

  • Etiqueta digital:

 Depois de uma grande evolução nas plataformas digitais, as pessoas começaram a aderir mais ao mundo virtual.
 Para além de ser prático, é também mais rápido, as pessoas usam o meio virtual para se manterem em contacto com amigos que não podem ver fisicamente, obter notícias e informações variadas e até para poderem fazer transações bancárias. Para poderem ter rápido acesso a estas atividades, é necessário ter as aplicações certas. No entanto, também é necessário ter cuidado com o universo digital, com o que publicam e com o que comentam.

  • Comunicação digital:

 Comunicação digital acontece quando há troca de informação online. As opções de comunicação digital atualmente são bastante variadas e com isso é fácil conseguir manter-se em contacto com outras pessoas, em qualquer lugar e a qualquer hora.

  • Literacia digital:

 Literacia digital é o processo de  ensinar e aprender sobre a tecnologia e o seu uso. Saber como funciona um equipamento aumenta a probabilidade de saber como o utilizar corretamente.

  • Acesso digital:

 O acesso digital é o acesso às tecnologias. Um indivíduo que aceda a essas potencialidades é aquele que com a sua utilidade consegue melhorar as suas condições de vida, oportunidades de emprego, meios de comunicação para a sua vida pessoal e profissional.
 Toda a sociedade pode ter acesso a informações da internet.

  • Comércio digital:

 Chama-se comércio digital a uma transação comercial feita através de equipamentos electrónicos, isto é, compra e venda de bens.
 Os utilizadores têm de aprender a ser consumidores eficazes numa nova economia digital, o comprador e o vendedor têm de estar conscientes das futuras consequências.
 No entanto, se realizarmos o ato de compra e venda corretamente, este faz com que as pessoas se tornem mais dependentes.

  • Lei digital:
  
 A lei digital pode definir-se pelos direitos e restrições legais que governam o uso da tecnologia.
 Aceder ou usar ilegalmente informação de terceiros, transferir ilegalmente músicas, plagiar, criar vírus, enviar spam ou roubar a identidade ou propriedade de qualquer pessoa não é correcto. 
 Os utilizadores precisam de saber e compreender que ao causar danos no mundo virtual estarão envolvidos num crime.

  • Direito e responsabilidade digital:

 Privilégios, liberdades e comprometimentos estendidos a todos os usuários online, são direitos e responsabilidades digitais. Esses direitos digitais devem ser abordados, discutidos e compreendidos no universo digital. Todos os utilizadores devem ajudar a garantir uma boa utilização nas tecnologias, isto é, ajudar a definir como a tecnologia deve ser usada de forma adequada.

  • Saúde e bem-estar digital:

 Os utilizadores digitais têm direito à privacidade, e para que isto aconteça os direitos digitais básicos, devem ser abordados, discutidos e compreendidos no mundo digital. Com estes direitos também vêm responsabilidades. 

  • Segurança digital:
  
  A segurança digital tenta garantir a segurança de documentos e dados pessoais.
 Para evitar que informações importantes não caiam em mãos de pessoas erradas, os utilizadores podem proteger-se com um software antivírus, serviços de internet, etc.


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