ASCII Generation
Nesta publicação teremos como principal foco o texto, no âmbito da utilização do sistema Multimédia.
Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.
Exemplos comuns, ou seja, algumas das formas de representação são:
- ASCII;
- Unicode
O código ASCII é muito simples: o número Unicode de cada caracter é escrito em notação binária. Esse código é usado apenas para o alfabeto ASCII. Como o alfabeto tem apenas 128 caracteres, o código ASCII necessita de apenas 1 byte por caracter e o primeiro bit desse byte é 0.
A última coluna traz o código ASCII escrito em notação hexadecimal.
Unicode é um padrão adotado mundialmente que possibilita com que todos os caracteres de todas as linguagens escritas utilizadas no planeta possam ser representados em computadores. O objetivo do Unicode é apresentado de forma clara no web site do Unicode Consortium (entidade responsável pela sua gestão):
O Unicode fornece um número único para cada caracter, não importa a plataforma, não importa o programa e não importa a linguagem.
O padrão Unicode é capaz de representar não somente as letras utilizadas pelas linguagens mais “familiares”, mas também letras e símbolos utilizados em qualquer outra linguagem: Russo, Japonês, Chinês, Hebreu, etc. Além disso, inclui símbolos de pontuação, símbolos técnicos e outros caracteres que podem ser utilizados em texto escrito.
No padrão Unicode, cada letra ou símbolo de cada alfabeto utilizado no mundo é mapeado para um diferente code point. O code point é um código no formato U + número em hexadecimal.
Fonte: graffiti Reflection
Comentários
Enviar um comentário