Modelo de Cor

Hoje iremos abordar a temática "Modelo de Cor", referenciando diferentes tópicos, ligados a esta matéria.


Para a maioria das pessoas, incluindo designers gráficos iniciantes e profissionais de Marketing, resolução e tamanho de imagem são um verdadeiro mistério. Seja qual for a razão, é preciso entender esses dois aspetos do design. 


  • Pixel: 
Pixel (sendo o plural pixels ou píxeis) é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixeís forma a imagem inteira.

  


  • Resolução: 

A resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo aplica-se igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Quanto mais alta a resolução da imagem, maior é o detalhe da mesma.
A resolução de imagem pode ser medida de várias formas. Basicamente, a resolução quantifica quão próximas as linhas podem ficar umas das outras e ainda assim serem visivelmente determinadas. As unidades de resolução podem estar ligadas a tamanhos físicos (por exemplo, linhas por milímetro, linhas por polegada etc.) ou ao tamanho total de uma figura (linhas por altura da imagem, também conhecidas simplesmente por linhas ou linhas de televisão)






  • Profundidade de cor
A profundidade de cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp). Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.




  • Tamanho do ficheiro:

O tamanho de arquivo de uma imagem corresponde ao tamanho digital do arquivo de imagem, medido em kilobytes (K), megabytes (MB) ou gigabytes (GB). O tamanho do arquivo é proporcional às dimensões em pixeís da imagem. Imagens com um maior número de pixeís podem reproduzir mais detalhes num determinado tamanho impresso, mas exigem mais espaço em disco para armazenamento e podem ser mais lentas na edição e impressão. Consequentemente, a resolução da imagem torna-se um ajuste entre a qualidade da imagem (capturando todos os dados necessários) e o tamanho do arquivo.



Outro fator que afeta o tamanho do arquivo é o formato do arquivo. Por causa da variação nos métodos de compactação utilizados pelos formatos GIF, JPEG, PNG e TIFF, os tamanhos de arquivo podem variar consideravelmente para as mesmas dimensões em pixeís. Da mesma maneira, a profundidade de bits de cores e o número de camadas e canais numa imagem afetam o tamanho do arquivo.







Modelos de Cor:


Modelo RGB

Modelo RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado pela cor Vermelha, Verde e Azul.
O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrónicos como monitores de TV e computador, retroprojetores, scanners e câmaras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas.

O modelo de cores RGB é baseado na teoria do triângulo de cores de Maxwell. O uso do modelo RGB como padrão para apresentação de cores na Internet tem as suas raízes nos padrões de cores de televisões RCA de 1953.





Modelo CMYK

Modelo CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano, Magenta, Amarelo e Preto . 
O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é utilizado por impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espetro visível. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.





Modelo HSV

Modelo HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes tonalidade, saturação e valor.
Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando os seus três parâmetros:
Tonalidade: Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espetro, desde o vermelho ao violeta, com o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.
Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, maior tom de cinza aparecerá na imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.

Este sistema foi inventado no ano de 1974, por Alvy Ray Smith. É caracterizada por ser uma transformação não-linear do sistema de cores RGB.





Modelo YUV

O modelo YUV é utilizado pelos sistemas de televisão europeu PAL e francês SECAM e na compressão dos formatos JPEG/MPEG. No sistema de televisão americano e asiático NTSC é utilizado um modelo de cor equivalente designado YIQ. Por exemplo, a câmara de vídeo converte os dados RGB capturados pelos seus sensores em sinais YUV. O ecrã, para efetuar o rendering destes sinais, precisa de voltar a convertê-los para RGB.




Comentários

Mensagens populares