Realidade Virtual e Realidade Aumentada



Nesta publicação teremos como principal foco a distinção e as diferenças entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada. 


São duas tecnologias que têm crescido imenso com cada vez mais adeptos e mais produtos inovadores a entrar no mercado. Embora possam ser confundidas, são tecnologias distintas muito diferentes e com diferentes propósitos.


É a distinção entre elas que vamos explicar nesta publicação.



Mas então o que é a Realidade Virtual?
A realidade virtual (VR) é uma simulação artificial, gerada por computador ou recreação de um ambiente ou situação real da vida. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, fazendo com que este sinta a experiência na primeira pessoa, através da estimulação visual e auditiva do dispositivo, sentindo-se mais perto da realidade.


Para experienciar a VR são necessários dispositivos do género dos Oculus Rift ou o HTC Vive (ou equivalentes, equipados com a mesma tecnologia), sendo utilizados especialmente de duas formas diferentes:

  • Para criar e realçar uma realidade imaginária nos jogos, no entretenimento, em filmes 3D, ou para viver uma experiência mais imersiva como ver um concerto em 360º;
  • Para melhorar as aptidões do utilizador simulando situações reais para que possam praticar algo, como um piloto de corrida ou um piloto de aviões.



A realidade virtual é possível através de uma linguagem conhecida como VRML (Virtual Reality Modeling Language) que pode ser utilizada para criar imagens e objetos com os quais é possível interagir.




O que é a Realidade Aumentada?
Por outro lado, a realidade aumentada (AR) é uma tecnologia que cria camadas invisíveis geradas por software sobre superfícies ou objetos existentes no mundo real, permitindo torná-la mais significativa e permitindo a interação com a mesma.



A AR é desenvolvida através de software e utilizada em dispositivos móveis misturando componentes digitais com o mundo real de tal forma que estes se possam complementar, recorde-se do Pokémon Go.



A tecnologia AR está em rápido crescimento e grandes empresas da indústria tecnológica já a estão a utilizar para criação de novas ferramentas que permitem ao utilizador obter informações melhoradas sobre o que está a ver. Por exemplo, com recurso a uma câmara de smartphone, é possível fazer medições virtuais, ler uma sala e gerir a disposição de móveis, entre outros, mas a AR tem ainda muito para crescer, como a integração desta tecnologia nas ciências e medicina.



Para concluir, a realidade virtual oferece uma recreação digital de um ambiente de vida real, enquanto a realidade aumentada disponibiliza elementos virtuais como uma sobreposição ao mundo real.




Comentários

Mensagens populares